Projeto de Saneamento em Limoeiro do Norte (CE)

#SAAE 01 DE JANEIRO DE 2017
Limoeiro do Norte (CE) - Como devem saber, um saneamento de qualidade, incluindo aí o sistema de esgoto e a questão ambiental, é de importância primordial para o município, já que o saneamento básico contribui para redução da mortalidade infantil, permitindo que o município atinja melhores níveis de saúde pública, proporcionando a melhoria da qualidade de vida de seu povo.

Desde que foi criado, há 46 anos, o SAAE de Limoeiro sempre lutou para ter seu sistema de esgotamento sanitário devidamente implantado e funcionando. A rede de esgoto atual, que foi construída em 1978, ficou pequena e não acompanhou o crescimento constante da cidade, pois necessitava de investimentos externos. Não obstante, o sistema de esgoto atual está funcionando normalmente com mais de 2.267 ligações, mas será gradativamente desativado e parte dele incorporado ao sistema novo, quando este estiver totalmente concluído e em operação.

Comodidade, Economia e Conforto
O cidadão limoeirense residente na cidade não necessitará mais gastar dinheiro com fossas, que muitas vezes são caras e feitas inadequadamente, causando estagnação e poluição do lençol freático, sem falar da necessidade de carro-sugador temporariamente.

Com o novo sistema de esgotamento sanitário, a custo muito baixo, o limoeirense de qualquer bairro terá esse conforto para vida inteira, tendo apenas de fazer seu pedido de ligação, sem custo adicional.

Obras em Andamento
Há mais de ano iniciaram-se as obras do novo sistema de esgoto sanitário, a cargo do consórcio PWE Engenharia / Construtora Granito Ltda. A princípio existe para a população o incômodo das interdições de ruas, demolição de calçadas, escavação de valas, etc, mas no futuro os benefícios para a população de nossa cidade serão incomensuráveis. Será uma obra que ficará enterrada, que ninguém vai ver, entretanto será a obra que dará orgulho porque permitirá nosso município galgar um índice melhor de desenvolvimento humano (IDH), refletindo como um município que pensa nas gerações futuras, um lugar bom de se viver, livre de esgotos a céu aberto e de doenças relacionadas com a poluição.

A obra em sua totalidade consiste de:

Construção das ETE's (Estação de Tratamento de Esgoto) da sede e Cidade Alta.
Canalização subterrânea de todo o perímetro urbano (sede e Cidade Alta).
Colocação de caixas de coleta e bueiros.
Restauração de calçadas e calçamento das ruas, etc.
Investimentos Externos
A arrecadação do SAAE, por seus serviços prestados, não permitiria uma obra dessa envergadura. Então a captação externa de recursos foi o primeiro passo. Há mais de três anos o Superintendente do SAAE e o Prefeito Municipal foram à Brasília para juntos com representante na Câmara Federal, e outras autoridades, buscarem recursos através dos ministérios e outros órgãos e entidades.

O certo é que nessa reunião ficaram assegurados para Limoeiro do Norte recursos da ordem de 15 milhões de reais detinados à construção do seu sistema de esgoto. Entraram na pauta de negociação o Governo Federal através do Ministério do Planejamento, Ministério das Cidades, Prefeitura Municipal, e participação internacional através do PASS BID.

Por quais ruas vai passar o esgoto
Por todas as ruas. A rede de esgoto está planejada passar em todo perímetro urbano, tanto da sede como do bairro da Cidade Alta. Óbvio que é praticamente impossível se chegar a uma cobertura de cem por cento, principalmente porque todo dia surgem novas construções nas pontas de rua, além das novas ruas projetadas que são abertas frequentemente, obedecendo o crescimento da cidade.

Baixe aqui o Plano de Saneamento
DIAGNÓSTICO ESGOTAMENTO SANITARIO
DIAGNÓSTICO ABASTECIMENTO
DIAGNÓSTICO RESIDUOS SOLIDOS
DIAGNÓSTICO SOCIO ECONOMICO AMBIENTAL
MECANISMO E PROCEDIMENTOS
PROGRAMAS PROJETOS E AÇÕES
RELATORIO DE ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
RELATORIO DE ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
RELATORIO MENSAL DE ANDAMENTO
Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito